sexta-feira, 11 de outubro de 2013

MONOGRAFIA SOBRE APLICAÇÃO DE TICs EM SALA DE AULA (UM CROQUI)

MONOGRAFIA – Uso de TICs na Disciplina Química no Ensino Médio
Professores Auxiliares (Tutores Presenciais): Emiliano Souza Paula e Felipe de Souza Gonzaga
Colégio São Francisco Xavier
Polo: Ipatinga (MG)
Aluno: Vitor Hugo R. Santos

1. INTRODUÇÃO     
As aulas de química enfrentam constantemente indagações sobre as suas finalidades para a vida do estudante, uma vez que parece falar de um mundo distante do real. São moléculas, átomos, íons, elétrons, ligações químicas, espectros de energias etc, entidades quase intangíveis que por isso mesmo, obrigam o professor/educador a criar uma atmosfera facilitadora quanto ao nível de abstração. Os programas de computadores que simulam estas relações entre as distintas entidades químicas através de imagens facilitam a apresentação dos mesmos aos alunos. Neste projeto é proposto o desenvolvimento de uma ferramenta que simula questões em química para serem resolvidas diretamente numa plataforma de estudo (computador, tablet, smartfone) onde nela a interação do aprendiz com recursos tecnológicos atenue as dificuldades de aprendizado do aluno.
2. TEMA               
Resolução de exercícios com uso de computadores onde um programa com rotinas desenvolvidas em linguagem Visual Basic auxilia no aprendizado do aluno.
2.1 . DELIMITAÇÃO DO TEMA e JUSTIFICATIVA:

O conteúdo Cálculos Químicos e Estequiometria envolve um grande número de cálculos e relações entre quantidades químicas. Este conteúdo é muito abstrato e o uso do recurso citado acima ajudará no aprendizado.

2.2.  OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS
·       Apresentar o conteúdo citado de forma didática facilitadora para melhor entendimento por parte dos alunos.

·       Criar no aluno o hábito de buscar outras ferramentas, entre elas, as de cunho tecnológico, para diversificar o aprendizado num âmbito de complementariedade aos processos educativos padronizados atualmente nas escolas.

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A formação do educador é apenas uma variável no complexo processo de ensino-aprendizagem. Aliado a isso, existe um ponto bastante relevante que é a questão das condições ideais de trabalho para o professor e, nesse quadro, estão inseridas as ferramentas utilizadas por eles em sua prática educativa.
García (1999) destaca ainda que professores não são técnicos que executam instruções e propostas elaboradas por especialistas. Cada vez mais se assume que o professor é um construtivista, que processa informação, toma decisões, gera conhecimento prático e que possui crenças e rotinas que influenciam a sua atividade profissional.
Conforme aponta a literatura, a atividade do professor vai além do simples ato de ministrar aulas (Lima, 1996; Vasconcelos e Souto, 2003). O educador deverá estar preocupado com que o educando aprenda e se desenvolva individual e coletivamente e, para tal fim, é imprescindível que os docentes tenham a capacidade de analisar, criticar e escolher os meios (livro didático, apostilas, jornais, programas de computadores, internet etc) utilizados em sua sala de aula, como também estarem qualificados para avaliar as possibilidades e limitações de cada recurso (Nuñez e cols., 2003).





4. METODOLOGIA
Antes da aplicação do processo houve a necessidade de estabelecer uma agenda de utilização do laboratório de informática do colégio. Junto a laboratorista foi desenvolvido uma linguagem de apoio para a utilização do recurso de power point.
As atividades envolvem o uso da internet como suporte para que o aluno busque informações que o auxilie na resolução dos exercícios.
4.1 TIPO DE PESQUISA, UNIVERSO DO ESTUDO E AMOSTRA; PÚBLICO A SER ENVOLVIDO
No momento da atividade o aluno recebe uma senha que permite sua entrada no sistema do colégio onde o mesmo acessa o programa. O programa tem o recurso segundo a dinâmica abaixo:

O aluno recebe um pacote de questões com muitas figuras e esquemas (ver Figuras 1 a 8) onde deverá marcar ou responder adequadamente, o programa se incube, através de caixa de texto que aparecem na tela, de orientar o aprendiz de acordo com a resposta.
Se a resposta estiver,

·       CORRETA, parabeniza o aluno, com algum estímulo e pede para passar a próxima questão, podendo, em alguns casos, acrescentar uma informação relevante sobre o assunto.
·       INCOMPLETA, indica que há erros, sem dar a resposta. Apaga a resposta anterior e dá outra oportunidade, limitada a três tentativas. Dependendo do caso indica as páginas no livro didático ou alguns sites aonde encontrar aquele assunto.
·       INCORRETA, depois de três tentativas erradas, a questão trava e o aluno fica impedido de tentar novamente. Ele é orientado a estudar o assunto posteriormente e procurar o professor com um resumo do assunto para uma nova avalição do aprendizado.

Ao final da atividade um relatório será criado. Este relatório e uma cópia das respostas serão mandados para o e-mail do professor.  A nota é computada automaticamente ao final do trabalho sendo inserida no relatório. A nota fica disponível na matrícula do aluno na plataforma Moodle do colégio.

OBS.: As figuras que melhor apresentaria os layouts com os quais os alunos se deparam foram excluídas pois o limite de espaço do arquivo a ser mandado é de 1Mb.

4.2 RECURSOS DIDÁTICOS: MÍDIAS E TECNOLOGIAS A SER UTILIZADOS.
Laboratório de informática, programas do pacote Windows, Programas Visual Basic, plataforma Moodle do colégio. Sites de pesquisa entre outros.
5. CRONOGRAMA DE TRABALHO
As atividades ocorrerão nos horários de contraturno do colégio durante dois horários por cada turma. As aulas ocorrerão nas segunda e quartas. Os alunos que apresentarem dificuldade para cumprir a tarefa será orientado a retornar ao laboratório de informática e combinar um horário com a responsável para repetir a atividade.

6. REFERÊNCIAS
GARCÍA, C.M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Ed., 1999.

LIMA, M.E.C.C. Formação continuada de professores. Química Nova na Escola, 1, n. 4, p. 12-17, 1996.

NUÑEZ, I.B.; RAMALHO, B.L.; SILVA, I.K.P. e CAMPOS, A.P.N. A seleção dos livros didáticos: um saber necessário ao professor. O caso do ensino de ciências. 2003. Revista Iberoamericana de Educación.


VASCONCELOS, S. D. e SOUTO,  E. O livro didático de ciências no ensino fundamental – proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003.

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