quarta-feira, 16 de outubro de 2013

"De que modo o curso de especialização Mídias na Educação poderá ser um instrumento para conquistarmos a escola que queremos?

(clique na figura para melhor visualização)

Na minha prática em sala de aula sempre tentei aplicar recursos que fizessem diferença na rotina da disciplina de química. Usei muito o retroprojetor - gastava horas fazendo as tais transparências que eu queria que fossem coloridas e impressas, nada de rabiscos com canetinha. Tinha verdadeiras pastas, tudo numerado e catalogado. Aí veio o datashow e que show. Apresentar tudo diretamente do computador do colégio. Usar o powerpoint era o máximo. Em 2000 a escola estadual em que eu trabalhava monta um "moderno" laboratório de informática com acesso a internet. E aí comecei a usar este recurso nas minhas aulas de matemática. Agora podia guardar "muitos" dados nos meus disquetes e preparar em casa aulas diversas, não precisando piratear a enciclopédia britânica ou escanear figuras dos livros. Ter um computador portátil era impensável. Mas eu já criava contas de ICQ para os alunos entrarem para debater sobre assuntos de química ou matemática. Me lembro de entrar em salas de bate-papos na AOL e UOL para discutir sobre  feira de ciências.
Hoje, fazendo o este curso de Mídias na Educação estou encontrando mais ferramentas e possibilidades de melhoria na minha rotina de sala de aula. Estou abrindo os olhos para novos horizontes, para quebras de paradigmas, entendendo as diferentes formas de construir o conhecimento. Estou sendo capaz  de perceber, incentivar e participar de inovações que borbulham nas minhas práticas. E assim estou pouco a pouco construindo a escola que acredito ser melhor que aquela na qual estudei.
(clique nas figuras para melhor visualização)



Nenhum comentário:

Postar um comentário