PLANO DE
AULA
SISTEMAS
QUÍMICOS – MISTURAS E SUBSTÂNCIAS.
INSTITUIÇÃO
DE ENSINO:
Colégio
São Francisco Xavier/CSFX - Ipatinga/MG.
GRUPO
DE TRABALHO:
Turmas
100, 101, 102, 103, 104 e 105 - 1ª Série - Ensino Médio.
CONTEÚDO MINISTRADO:
Mistura homogênea, mistura heterogênea e substâncias.
Diferenciações e correlações entre sistemas químicos.
DATA
DA APLICAÇÃO:
Primeira
semana de agosto/2013 (5/8 a 9/8) - aulas na segunda e na quarta-feira,
dependendo da turma.
A
matéria será ministrada em três (3) aulas de 50 minutos/turma, na semana.
DISCIPLINAS
E PROFESSORES ENVOLVIDOS:
Química
Geral - Vitor Hugo Rodrigues dos Santos (responsável)
Informática - Gislece
Maria (programadora e laboratorista)
Artes
- Solange de Pádua
PROBLEMATIZAÇÃO DO PROCESSO:
É de enorme importância que os alunos tenham
conhecimento sobre os tipos de materiais que são encontrados na natureza,
podendo a partir daí diferenciá-los.
DINÂMICA
DO PROCESSO:
O
conteúdo será ministrado no laboratório de informática do colégio, onde os
alunos agrupados dois a dois abrirão um material no programa de Power Point. No
momento da abertura da aula, o aluno deverá habilitar os macros (ações
programadas para uma certa resposta) entrando com o número da matrícula de cada
um.
O
aluno recebe um pacote de questões com muitas figuras e esquemas (ver Figuras 1
a 8) onde deverá marcar ou responder adequadamente, o programa se incube,
através de caixa de texto que aparecem na tela, de orientar o aprendiz de
acordo com a resposta.
Se a resposta estiver,
·
CORRETA, parabeniza o
aluno, com algum estímulo e pede para passar a próxima questão, podendo, em
alguns casos, acrescentar uma informação relevante sobre o assunto.
·
INCOMPLETA, indica que há
erros, sem dar a resposta. Apaga a resposta anterior e dá outra oportunidade,
limitada a três tentativas. Dependendo do caso indica as páginas no livro
didático ou alguns sites aonde encontrar aquele assunto.
·
INCORRETA, depois de três
tentativas erradas, a questão trava e o aluno fica impedido de tentar
novamente. Ele é orientado a estudar o assunto posteriormente e procurar o
professor com um resumo do assunto para uma nova avalição do aprendizado.
Ao
final da atividade um relatório será criado. Este relatório e uma cópia das
respostas serão mandados para o e-mail do professor. A nota é computada automaticamente ao final
do trabalho sendo inserida no relatório.
OBS.:
As figuras que melhor apresentaria os layouts com os quais os alunos se deparam
foram excluídas pois o limite de espaço do arquivo a ser mandado é de 1Mb.
CONCLUSÃO:
Com
o fechamento da atividade espera-se que o aluno tenha adquirido um conhecimento
útil para sua vida acadêmica e social, que sua relação interpessoal possa ter
melhorado e que possa construir novos processos de aprendizagem.

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