sexta-feira, 11 de outubro de 2013

EXEMPLO DE UM PLANO DE AULA - ENSINO MÉDIO - SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS

PLANO DE AULA
SISTEMAS QUÍMICOS – MISTURAS E SUBSTÂNCIAS.

INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Colégio São Francisco Xavier/CSFX  - Ipatinga/MG.

GRUPO DE TRABALHO:
Turmas 100, 101, 102, 103, 104 e 105 - 1ª Série - Ensino Médio.

CONTEÚDO MINISTRADO:
Mistura homogênea, mistura heterogênea e substâncias.
Diferenciações e correlações entre sistemas químicos.

DATA DA APLICAÇÃO:
Primeira semana de agosto/2013 (5/8 a 9/8) - aulas na segunda e na quarta-feira, dependendo da turma.
A matéria será ministrada em três (3) aulas de 50 minutos/turma, na semana.

DISCIPLINAS E PROFESSORES ENVOLVIDOS:
Química Geral - Vitor Hugo Rodrigues dos Santos (responsável)
Informática  - Gislece  Maria (programadora e laboratorista)
Artes - Solange de Pádua

PROBLEMATIZAÇÃO DO PROCESSO:
É de enorme importância que os alunos tenham conhecimento sobre os tipos de materiais que são encontrados na natureza, podendo a partir daí diferenciá-los.

DINÂMICA DO PROCESSO:

O conteúdo será ministrado no laboratório de informática do colégio, onde os alunos agrupados dois a dois abrirão um material no programa de Power Point. No momento da abertura da aula, o aluno deverá habilitar os macros (ações programadas para uma certa resposta) entrando com o número da matrícula de cada um.
O aluno recebe um pacote de questões com muitas figuras e esquemas (ver Figuras 1 a 8) onde deverá marcar ou responder adequadamente, o programa se incube, através de caixa de texto que aparecem na tela, de orientar o aprendiz de acordo com a resposta.
Se a resposta estiver,

·       CORRETA, parabeniza o aluno, com algum estímulo e pede para passar a próxima questão, podendo, em alguns casos, acrescentar uma informação relevante sobre o assunto.
·       INCOMPLETA, indica que há erros, sem dar a resposta. Apaga a resposta anterior e dá outra oportunidade, limitada a três tentativas. Dependendo do caso indica as páginas no livro didático ou alguns sites aonde encontrar aquele assunto.
·       INCORRETA, depois de três tentativas erradas, a questão trava e o aluno fica impedido de tentar novamente. Ele é orientado a estudar o assunto posteriormente e procurar o professor com um resumo do assunto para uma nova avalição do aprendizado.

Ao final da atividade um relatório será criado. Este relatório e uma cópia das respostas serão mandados para o e-mail do professor.  A nota é computada automaticamente ao final do trabalho sendo inserida no relatório.
OBS.: As figuras que melhor apresentaria os layouts com os quais os alunos se deparam foram excluídas pois o limite de espaço do arquivo a ser mandado é de 1Mb.

CONCLUSÃO:

Com o fechamento da atividade espera-se que o aluno tenha adquirido um conhecimento útil para sua vida acadêmica e social, que sua relação interpessoal possa ter melhorado e que possa construir novos processos de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário